abril 13, 2012

Down under

Um dos hábitos que mais me intriga por aqui é este de grande partes dos apartamentos ter uma área de lavandaria comum. Quer com apenas uma máquina, quer com uma máquina por inquilino, costuma existir esta área em comum. No nosso caso, esta área fica na cave do prédio e existe mais do que uma máquina de lavar disponível.
Eu, que nunca me tinha aventurado nisto, resolvi usar o estendal à nossa disposição porque aqui não há outra maneira de secar a roupa (ou nesta área ou em estendais dentro de casa, coisa que eu odeio). Lá fui eu estender a roupa, ocupando o menor espaço possível para que outros pudessem também estender. Qual não foi o meu espanto que, quando regressei para recolher a roupa, alguém me tinha estendido a roupa toda novamente. Ou seja, retiraram tudo o que estendi e estenderam de outra forma! Fiquei um pouco indignada porque odeio a ideia de ter alguém estranho a mexer na nossa roupa, especialmente quando não o pedimos a ninguém. Mas já voltámos a usar o espaço e a coisa já correu pelo melhor.

Depois, e pelo menos no nosso prédio, as boxes de arrumação são um bocado assustadoras. Eu não sei porquê mas cada vez que desço as escadas e me deparo com aquilo só me lembro de câmaras de tortura ou de bunkers. Enfim, é a cabeça a viajar. A única coisa que podia ser boa nesta cave é o acesso directo a um quintal nas traseiras do prédio mas nem isso se safa: nem sabemos se é uma área comum ao prédio e todos a podem usar e a quantidade de silvas é tanta que nem dá para meter lá o pé! Portanto, lavar roupa é lá no apartamento e passear é nos jardins perto de casa!

4 comentários:

Catarina disse...

bolas!
também me intriga esse hábito da lavandaria comum, se ainda fosse como nos eua, das lavandarias de moedinha? aí imagino que seja ausência de máquinas em casa...

agora isso de te mexerem na roupa, isso deixava-me fora de mim, eu investigava! Tens alguma porteira ou velhota desocupada no prédio?

Helena Barreta disse...

Ui, isso para mim também não dava. Sou completamente exagerada no que toca às minhas manias de limpezas e afins.

Mas de certo que uma boa conversa com os seus vizinhos sobre os usos e costumes da lavandaria é suficiente para se entenderem.

Bom fim de semana. Um beijinho para todos.

M. disse...

Nós temos máquina em casa também mas o estendal lá em baixo é muito maior e só o aproveitamos para as roupas de cama e assim. No prédio, ao contrário do resto da vizinhança, não há portugueses e os vizinhos que conheço são todos velhotes.

Da segunda vez já ninguém mexeu, a ver como corre de futuro ;)

Dalma disse...

Querida, não há nada como sermos emigrantes para reflectirmos sobre o que de bom existe nas nossas terras!
Costumo dizer que "todos" os portugueses deviam ser obrigados a viver um ano lá fora, então eles apreciariam mais este rectângulo!
Beijinhos
A tua professora