abril 02, 2012

Sábado na praça

Nos Sábados, existem duas boas razões para mexer o rabo e estacionar perto do centro da cidade do Luxemburgo. Em duas das principais praças da cidade encontramos um mercado de produtos frescos e um mercado de velharias.


No que aos frescos diz respeito, fiquei um pouco desapontada com os preços, embora já desconfiasse que assim seria. Quase tudo era mais caro que num supermercado regular, muitas vezes custando o dobro do preço e sem trazer grande novidade. Coisas a reter: uma roulotte a vender queijos gigantes, algumas que vendem peixe (esta coisa de sermos do Sul da Europa e estarmos habituados a comer peixinho grelhado não combina com estes países mais a Norte, onde o peixe não é assim tão famoso). O que realmente valeu a pena foi a parte das flores, plantas, sementes e árvores. Eu cá andava a invejar as janelas dos vizinhos, todas compostas com os seus vasinhos de flores e como tal resolvi alegrar também o nosso parapeito. Não sou grande conhecedora de flores e também não gosto delas muito exuberantes e por isso decidi-me por uns vasinhos fofinhos para dar outro ar à casa!

Como ao Domingo quase nada abre por aqui, a manhã de Sábado é super movimentada no centro da cidade. A juntar aos turistas, que ainda estão longe de ser magotes, encontramos muita gente a fazer as suas compras e muitas, muitas pessoas a passear o seu cão! Esta coisa dos Domingos é qualquer coisa a que custa habituar. Uma pessoa vem duma cidade em que, pelo menos nos centro comerciais, as lojas estão abertas todos os dias da semana e, nesse caso e na maior parte, até perto da meia noite. O mesmo vale para hiper ou supermercados, o que nos facilita imenso a vida mas também diz alguma coisa sobre os nossos padrões de consumo. Aqui não há quase nada aberto ao Domingo, por isso todas as compras devem ser pensadas de antemão e os supermercados também fecham (mais tardar) às 20h durante a semana. A compensar temos o facto de o estacionamento ser gratuito nas grandes superfícies, contrário ao que acontece em alguns sítios em Lisboa. E de resto, nada de passar tempo livre em centros comerciais: há uma nesguinha de Sol e muita relva para aproveitar!

3 comentários:

Helena Barreta disse...

É isso mesmo, estando bom tempo é muito mais proveitoso passear ao ar livre.

Bons passeios.

M. disse...

Obrigada Helena! Diz o ditado que em Roma devemos ser romanos e nada como aproveitar bem todo e qualquer raio de Sol :)

Ana disse...

Cada vez gosto mais de seguir o teu blog! É bom sentir que estás serena nesta nova fase da tua vida. O Luxemburgo vai ser de certeza um ponto de viragem na tua vida que eu quero continuar a seguir! :)