abril 29, 2012

Um dia pela memória


Hoje aproveitámos o intervalo nos dias de cinzento carregado, frio e muita chuva para passearmos um pouco. Já tínhamos ficado intrigados com umas indicações para cemitérios de soldados e resolvemos procurá-los. Ficam mesmo nos arredores da cidade do Luxemburgo, quase paredes meias com o aeroporto e por isso é muito fácil chegar lá. São dois sítios muito diferentes mas ambos de muita calma, rodeados por floresta frondosa no caso alemão e demarcados com grandiosidade no caso americano. Estava um dia tão bonito e o silêncio era tão grande que foi fácil caminhar e desfrutar também da natureza. 

É um passeio mórbido, poderão dizer. Mas a verdade é que ambos os cemitérios não têm aquela carga dramática dos cemitérios portugueses, parecem ambos feitos para convidar ao passeio, à meditação e à homenagem. E além disso, são ambos pedaços da história do século XX, documentando o horror que terá sido viver entre 1941 e 1945 na Europa. Enquanto passeávamos, discutíamos sobre isto e sobre se eram estes sítios apropriados ou não para passear. E a verdade é que o tempo passa, desgastando inegavelmente a nossa memória e não sabemos quanto da História vai restar quando o Vicente tiver a capacidade de a aprender. E estes acontecimentos não devem ser esquecidos e a sua lembrança deve sobreviver-nos para que nunca mais se repitam e por isso queremos também que o nosso filho compreenda esse pedaço de História. Agora ainda é cedo para isso mas nunca é cedo demais para correr pela floresta fora!

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Este tipo de passeios vai fazer com que o Vicente, mais tarde, comece a fazer perguntar, vai querer saber mais e podendo passear pelos locais da história, será mais fácil entender tudo.

Um beijinho