janeiro 13, 2015

Desacelerar


É hoje o primeiro dia. A licença começa hoje e, se tudo correr bem, vai durar até ao início do próximo ano. Nas últimas semanas, já me arrastava para o trabalho, especialmente porque durante a época festiva o trabalho não era muito e o cansaço já começava a custar. Era desaconselhado viajar mas mesmo assim, sempre que subia ao primeiro andar, já os meus pés se arrastavam e toda a gente sentia que o meu ritmo não era o mesmo. Há quem pense que agora comecei as férias, esquecendo-se que daqui a umas semanas recomeço o emprego mais importante da minha vida, agora a dobrar: ser mãe.

Hoje é o primeiro dia e sei que ainda me vai custar a habituar à mudança. Não preciso ter um despertador ligado porque não tenho que ir trabalhar. Tenho que ter cuidado com as horas porque o miúdo precisa de ir para a escola, claro, mas não preciso mais de cronometrar o tempo e chatear-me com ele a cada dois minutos porque só faz as coisas quando lhe apetece. Ainda não o levo a pé porque não começou realmente a amanhecer quando saímos de casa mas sinto que em breve também isso vai mudar e podemos os dois respirar o ar gelado da manhã até à escola. Tenho o silêncio desta casa todo para mim. Tenho todo o tempo para tratar da louça, da roupa, para arrumar e deitar fora, para ler, escrever e ouvir música, para me estender no sofá sem fazer nada se é isso que realmente me apetece. Pelo menos durante dois meses, antes da miúda chegar.

Tenho um ou dois planos para este tempo mas o resto pretendo ocupar sem pressa e sem regras. Hei-de lavar a roupa dela, hei-de reler alguns capítulos sobre recém-nascidos só para me avivar a memória e pouco mais. Para trás, ficam as semanas de trabalho, as responsabilidades que tratei de passar o mais extensivamente possível, uma certa insatisfação. E agora começa mais um capítulo na nossa vida, agora sim, mesmo a sério e eu sinto-me capaz de tudo. Só um bocadinho mais devagar.

1 comentário:

Dalma disse...

Querida, aproveita bem estes dois meses. Aproveita-os tanto qt possível para ti, para descansares, pores o sono em dia...