junho 22, 2011

9 months in, 9 months out!

Está a aproximar-se o dia em que o (agora) grande bebé Vicente irá completar nove meses fora da barriga da mãe. Está imensamente diferente, o meu filho. É muito, muito curioso: tenta absorver todos os pormenores dos sítios por onde passa. Gosta muito de pessoas: é daqueles bebés que fica a olhar fixamente para alguém até chamar a sua atenção para depois se desfazer num grande sorriso maroto.

Ainda não dorme bem, como seria de esperar num bebé de nove meses. Tem vezes que acorda uma vez, outras que acorda duas, outras que se queixa de dez em dez minutos – dormir uma noite inteira é que não é com ele! Adora comer mas prefere as sopas da avó às sopas da mãe. Não rejeita nada no que toca à alimentação mas gosta especialmente de manga, papaia e framboesas.

Anda sempre no seu carrinho como se fosse um lorde, não aprecia muito as longas viagens de carro mas tem-se aguentado durante as quase três horas. Tem dois dentes à frente e não sabemos se tem mais escondidos porque ele não deixa que ninguém lhe mexa na boca. Adora andar ao colo de toda a gente e estende os braços mesmo a pessoas que lhe são estranhas. Alguém um dia o descreveu como um bebé de “olhos tão grandes e nariz tão pequenino” e eu adoro essa expressão porque o meu bebé Vicente tem os olhos mais espertos e vivos de que me lembro.

Gosta de brincar com a mãe e o pai e às vezes parece mesmo que nos dá beijinhos. Vai gritando para nos chamar a atenção e já diz mamamama e papapapapa mas sem significado aparente. Inventámos músicas para ele e é uma delícia ver como gosta que cantemos para ele.

Dá muito mais que fazer do que um dia de trabalho no escritório mas é infinitas vezes melhor carregá-lo para todo o lado ou alimentá-lo no jardim ou tentar adormecê-lo tantas vezes. Foram nove meses de sossego e de muitas cambalhotas silenciosas dentro da barriga da mãe e agora mais nove meses de vivacidade, ternura e total dedicação. E com esta brincadeira já conheço o meu filho há dezoito meses… O dia em que comemora os nove meses está a chegar e com ele aumenta o orgulho de ser mãe dum bebé tão agitado quanto amoroso!

4 comentários:

M disse...

:)

P. disse...

Helena Barreta disse...

Está a ficar crescido o bebé Vicente. E esse orgulho vai aumentando.

Beijinhos

Tati disse...

:D