junho 14, 2012

Força nas canetas


A melhor coisa de correr (ou de outra actividade física praticada longe dum ginásio mas de livre vontade) é a crescente sensação de controlo a cada dia que passa. Para mim, é uma emoção sentir que sou eu a responsável pela melhoria do meu bem estar e forma física, sem horários ou objectivos definidos por outros e apenas contando comigo para monitorizar o progresso. E é também recompensante sentir os resultados do exercício na forma de dores e de algum cansaço normal, como sinais absolutamente inequívocos de que alguma coisa está a mudar.

Eu corro muito pouco, resultado da minha actual condição física e de anos em que a actividade física foi não mais do que intermitente. Tenho medido as distâncias, a duração das corridas e os primeiros resultados são francamente decepcionantes. Mas, ao mesmo tempo, sei que são os resultados naturais nestas circunstâncias e não tenciono nem desistir, nem forçar-me a fazer algo que simplesmente não está ao meu alcance. É claro que ver os resultados é a mesma coisa que ficar desapontada mas é simultaneamente mais uma razão para continuar. Não tenciono correr nenhuma maratona nem entrar em provas oficiais, é claro, mas apesar disso sinto falta de alguma espécie de motivação de um professional, alguém credenciado que diga Força, estás no ritmo certo. Entretanto, vou buscando força nas (minúsculas) melhorias que possam surgir, com (pelo menos) a certeza de que mal nunca irá fazer.

Saio de casa poucos minutos depois das seis da manhã, ainda quase todo o bairro dorme. A temperatura não chega para se dizer que está frio e o céu está invariavelmente cinzento. Vou correndo o que aguento enquanto os primeiros madrugadores saem de casa. No meu regresso a nossa casa dorme ainda. Chego cansada mas ainda não o suficiente para ficar muito ofegante. Saio para trabalhar e encontro quase sempre as mesmas caras à espera do autocarro. O dia começa com muito sono mas um certo alívio quando penso que voltei a correr.

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Eu que também corro percebo bem as suas palavras. O prazer da superação, de cada dia fazer mais e conseguir melhor é de facto um bom motivo para continuar.

Parabéns pelo recomeço e boas corridas.

Bom fim de semana