abril 06, 2013

Volta Primavera, estás perdoada!


Eu não queria falar nisto, a sério que não. Mas são dias atrás de dias a acordar para temperaturas negativas, é o Sol que só se deixa ver de vez em quando, é a falta da vitamina D que nos ataca a todos. O Vicente até se tem aguentado neste Inverno, talvez por já ser maiorzinho, mas os grandes aqui de casa já tiveram que ficar em casa pelo menos uma vez para curar as gripalhadas. De verdade que não me lembro de ficar em casa doente em Portugal, só para tratar do miúdo e nada mais. 

Mas este ano está a ser demais: já vamos em Abril e visto-me como se fosse o pico do Inverno; o aquecimento central não pára de funcionar enquanto estamos em casa; há uma neblina que parece uma película que se colou definitivamente ao Luxemburgo e não deixa um raiozinho de Sol que seja chegar ao chão; sair da cama é uma valente tortura, apesar de os dias estarem mais claros. Há um ano atrás podiam não estar vinte graus e podia nem fazer Sol todos os dias mas este frio é que não estava. E hoje dei comigo a pensar: e agora, se resultado do fracasso das políticas ambientais, os meses de Inverno se estendessem por metade do ano e deixasse de existir o calor tal como o conhecemos? E se não houvesse mais tempo de praia, um bocadinho de pele bronzeada, as janelas de casa abertas para ouvir as cigarras cantar? Obriguei-me a parar de pensar nisto, claro está. E vou mas é tratar de espremer laranjas e encher a família de vitamina C para me esquecer da falta que me faz o Sol.

2 comentários:

Dalma disse...

Marisa, sabes que eu sou muito sensívelvel à falta de luz o que em língua anglo-saxónica se designa por SAD (sasonal affective depression) e sei como as pessoas se sentem horrívelmente. Realmente só me curo verdadeiramente quando os dias começam a ficar maiores.Claro que o frio não tem nada a ver com isso mas Maio estará aí e a primavera fará esquecer o longo inverno dessas paragens.

Helena Barreta disse...

Viva, então, o Sol e os dias bonitos, sem frio.