outubro 12, 2010

A aventura continua*


Esta última semana foi (talvez) a mais difícil da minha vida. Ao escolher amamentar o meu bebé em exclusivo, aceitei (sem saber) um compromisso gigante para com a sua saúde e também com o meu bem estar psicológico. É óbvio que, apesar de nascerem já com alguns reflexos, os bebés não sabem mamar e uns precisam de mais ajuda para se iniciarem nessa aventura. Nesta última semana, tive momentos a roçar a histeria, admito, mas simplesmente por não conseguir compreender se o bebé estava bem alimentado, satisfeito ou frustrado e simultaneamente achar que eu tinha a culpa disso tudo. Muitas vezes, lamentamos que as pessoas não venham com livros de instruções e isso é especialmente grave - descubro-o agora - com bebés.

As hormonas instáveis não ajudaram particularmente e esta ideia de que sou a pessoa mais desajeitada que conheço também não melhorou o cenário de caos com que me deparava: o meu bebé podia estar subnutrido e a culpa era minha. Mas felizmente fomos a uma conferência sobre aleitamento materno, falámos com amigos mais experientes e o Vicente foi ao pediatra pela primeira vez e tudo ficou mais fácil. Quer dizer, não sei se mais fácil mas pelo menos mais leve. Experimentámos algumas alternativas e, depois de saber que o bebé já tinha ultrapassado o peso de nascença, pude finalmente respirar de alívio. A verdade é que estive quase a desistir, mesmo sabendo que a amamentação é a solução ideal para o bebé e para mim e que ele não precisa de mais nada para crescer forte e saudável.

Ter um filho é ser posto à prova a cada segundo que passa. Suprimir-lhe as necessidades, satisfazer-lhe os desejos, acalmar-lhe o choro e ver o sorriso ainda inconsequente de quem não consegue apreender o Mundo é tudo o que nos ocupa o pensamento. Não há tempo para pensar em jantares ou computadores, sobram poucos minutos para ler, o cansaço ataca cada vez mais cedo mas a simples ideia daquela cabecinha a levantar-se do meu ombro e aqueles olhos curiosos a tentarem perceber quem sou eu valem tudo. Recuperei a calma (pelo menos por agora) e encaro estas dificuldades mais tranquila e também o posso agradecer ao incansável pai do Vicente. Cada dia é um dia e com estas brincadeiras todas duas semanas já lá vão [suspiro]...

* as fotos são do postal adorável que acompanhava o sling que comprámos na loja de estar, que podem visitar aqui. Atenuadas as dificuldades iniciais da amamentação, avançamos para o próximo obstáculo: a deslocação sem ajuda do pai.

5 comentários:

Catarina disse...

Amamentar é um enorme desafio. Para mim, e no caso da Isabel, bem mais difícil que a gravidez ou o parto.
Também passei por todas essas dúvidas e medos, todas passamos e é mesmo isso, uma questão de aprendizagem e de confiança em ti mesma.
É algo maravilhoso...
É algo que quero sem sombra de dúvida repetir com o feijanito II.
Mesmo sabendo que as dúvidas, a insegurança vão voltar. Faz parte...

E dormir de barriga para baixo, consegues?

Anónimo disse...

A tua ex-professora Dalma só te pode desejar saúde, muita saúde pois assim as pequenas pedras do caminho que é cuidar e criar um filho não terão a mínima importância. Que o Vicente cresça feliz e saudável com a perseverança e inteligência da mãe.
Beijinhos daqui do Canadá

Helena Barreta disse...

Há de facto momentos em que as instruções seriam muito úteis. Todas nós, mães, tivemos um dia ou outro, ou mesmo vários, em que chorámos mais que os nossos bebés.

Mantenha a calma e siga o seu instinto maternal, vai correr tudo bem. A partir de agora vai começar a conhecer os vários choros do seu bebé e por isso vai sentir-se mais confiante.

Confie em si e acredite que mais ninguém conhece e sabe as necessidades do seu bebé, como a mãe.

Parabéns também ao pai do Vicente.

Beijinhos

Madalena disse...

Chegaste a comprar aquele que te mostrei ? lindo...

Quanto é mamã quanto mais te enervares pior será....mas isso deves estar farta de saber não é? Uma coisa te digo com toda a certeza do mundo: o nosso leite é do melhor que há e não há maus leites maternos, por isso força! Daqui a nada dás de mamar com uma perna nas costas e as hormonas também acabam por estabilizar.

Beijos de mim que estou SEMPRE por aqui e ali

M.

M. disse...

@Catarina, já dormi um par de vezes mas a verdade é que me custa. Bem me tinhas falado na subida do leite... :x

@Helena, obrigada pelos seus conselhos. Valem ouro, visto que é mãe já de um rapagão :)

@Madalena, a ti um gigante OBRIGADA por, como dizes, estar SEMPRE por aí ;)