janeiro 10, 2011

São Miguel, Açores, dia 1


As fotografias são, como sempre, dele.

Regressámos, sãos e salvos! O Vicente portou-se lindamente na viagem para lá porque tive a sorte de o conseguir adormecer antes de entrar no avião. Depois disso, foi dormir a viagem até que se preparava a aterragem, sempre sossegadinho. Claro que à saída do avião ele tinha que dar um ar da sua graça e ainda conseguiu berrar como se não houvesse amanhã, o que nos valeu ainda uns comentários simpáticos do pessoal de bordo. De qualquer modo, estávamos orgulhosos: o Vicente tinha superado a sua primeira viagem de avião.

Depois de tratarmos de alugar o carro, fizemo-nos à estrada, que não é composta, como sugerido pela moça da rent-a-car, apenas de vias rápidas: caminha-se nesse sentido e é verdade que vimos muito esforços de modernização mas grande parte do nosso caminho ainda foi feito em estradas com curvas sinuosas, estradas apertadas e cheias de buracos. Ficámos aqui e não podíamos ter escolhido melhor sítio para ficar, quer pela casa em si (totalmente remodelada, mantendo a traça original), quer pelo anfitrião - o senhor Ricardo - que foi de uma enorme simpatia e que nos traçou um roteiro daquilo que era obrigatório ver/comer/experimentar. Com um simples mapa e as indicações dele, aproveitámos ao máximo os nossos dias. Abrimos as hostilidades com um passeio pelo Nordeste (percurso aqui), a região mais deslumbrante e virgem da ilha, com grandes reservas naturais e um sem número de miradouros maravilhosos sobre a costa. Depois, rumo ao centro, demos um salto às Furnas para comer o obrigatório cozido e, aconselhados por um prestável empregado, acabámos por comer e beber apenas produtos da região. Cada vez mais acho que podia fazer apenas turismo gastronómico!

Ainda conseguimos ver a imponente Lagoa das Furnas antes do nevoeiro tomar conta de todos os sítios com uma altitude simpática mas não conseguimos ver a imponência da vista do Salto do Cavalo, pelo que já encontrámos motivos para voltar! O Vicente colaborou sempre e deixou-nos almoçar tranquilo, depois de ele próprio ter almoçado. Ainda não consegue aproveitar as vistas, os passeios, os pratos regionais mas já se vai aguentando como um homenzinho. São boas notícias para as viagens e os anos que aí vêm.


(nestas fotos, temos a vista da Ponta da Madrugada, as caldeiras borbulhantes nas Furnas e a própria Lagoa das Furnas.)

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Parabéns então ao Vicente. É certo que não aproveita as vistas, nem as comidas, mas respira desse ar menos poluído e está com os pais muito numa de in love.

Não conheço os Açores, mas pelo que sei é lindo e comprovo por estas fotos.

Beijinhos