março 03, 2011

Sobrevivi?

Esta que vos escreve hoje não é mais que uma versão zombie da mesma pessoa. Pergunto-me se sobrevivi, se sobrevivemos a esta mudança tão radical mas ainda é demasiado cedo para conseguir dar uma resposta honesta e definitiva.

Se eu já tinha alguns problemas a organizar-me quando o dia era todo meu e do bebé Vicente, agora as coisas complicaram-se substancialmente. Já não tenho o dia todo por nossa conta e preciso de usar as poucas horas de tempo livre de uma forma inteligente e equilibrada e a verdade é que não tem sido possível. Continuo a acordar mais do que uma vez durante a noite para a amamentação e tento amamentar o Vicente o mais tarde possível antes de sair de casa às oito da manhã. Imaginem o que isso tem feito às minhas noites e ao meu sono que continua esfrangalhado como já há um ano atrás. A diferença é que agora tenho oito horas de formação pela frente, oito horas a empinar siglas e abreviaturas, departamentos e funções, oito horas e outras tantas caras por dia e acabo o dia a pedir que tenham pena do meu cérebro. Quando saio do edifício da empresa, a minha cabeça voa automaticamente para casa e para a vontade imensa de ver e poder tocar no meu filho. Mas, para ser sincera, estou a gostar muito do ambiente da empresa e estou especialmente impressionada com a qualidade das pessoas e com os compromissos que todos assumem. Calhou-me em sorte um grupo simpático e acho que não tive dificuldade em integrar-me, ao contrário de outras vezes. O único (grande) defeito é sermos todas mulheres: já trabalhei assim e sei perfeitamente o que eventualmente irá acontecer - nada de bom.

O bebé Vicente iniciou bem a creche: é conhecido por ser sorridente e por detestar estar sozinho. Ainda bebe o biberão a custo porque detesta as tetinas, tem dormido mais ou menos e hoje até já fez uma máscara de Carnaval! Eu convenço-me a todo o momento (e a bem da minha sanidade mental) que ele está a ser bem tratado e feliz mas depois do dia de hoje, em que me entrou em casa meio prostrado e com uma ponta de febre, não consigo parar de me culpar de não poder estar em casa com ele todos os dias, como se protegê-lo assim fosse o melhor para ele. Há dois dias que tenho o coração partido: por um lado, há dias em que vamos estar muito pouco tempo juntos; por outro, é a primeira vez que o vejo tão pouco activo e receptivo e isso deixou-me triste. Não sabemos de onde vem a febre mas estamos atentos a todas as reacções e alterações do estado dele. Só espero que ele acorde «mais ele».

Entretanto, chovem ofertas de emprego. Parece impossível... É como se o Universo se estivesse a divertir enquanto conspira contra mim: entre as que não me interessam e as aliciantes, eu lá vou tentando arrepiar caminho. Vou aproveitando toda a formação que consigo receber e fazer dela o melhor para o meu futuro., preparada para dar o meu melhor neste trabalho E vou continuando a tentar ser optimista, por muito que isso custe diariamente.

4 comentários:

Helena Barreta disse...

Que boas notícias. Claro que vai sobreviver, com o coração sempre no Vicente, mas aos poucos vai-se habituando.

O Vicente agora está mais exposto, por isso é natural que as maleitas próprias da idade o apoquentem, o risco de contágio é elevado. Vai ver que não há-de ser nada. As melhoras.

Beijinhos

Bom fim de semana

|b| disse...

Os infectários.. habitua-te, só doem as primeiras, depois já é normal. A última do meu gaiato deu-lhe conjuntivite, diarreia, tosse e ranho ao mesmo tempo e durou duas semanas. Só faltou mesmo a outite. É a vida..

Anónimo disse...

É... é mesmo os infectários.. o meu anda lá para não ser como a mae...que teve varicela com 18 anos, uma grande seca.:)
Miss_David

Andreia disse...

há muito tempo qur já não passava por aqui... e que boas notícias...já existe um bebé Vicente! Muitos parabéns e muitas felicidades! Acho que com tempo tudo irá ao se lugar, está a sair-se muito bem! Muito tempo livre também só serve se soubermos aproveitar e saber o q fazer com ele! O desafio maior é sempre saber gei-lo da melhor forma... e nem todos somos bons gestores, já se sabe! :D
... e já agora tb muito importante: Boa sorte na vida profissional!