junho 14, 2011

Missão cumprida!

Há coisa de uma semana atrás, chegámos à conclusão que a amamentação do bebé Vicente tinha chegado ao fim. Ele já não ficava satisfeito e ia bebendo leite em pó sempre como complemento; eu sentia que alguma coisa se tinha passado com o leite, apesar de não ter passado por nenhum período mais agitado ou de stress. Foi uma decisão tomada a dois, já que desde o início todo o processo de amamentação foi da responsabilidade de paí e mãe: mãe que efectivamente amamentava, pai que apoiava e ajudava a superar todos os obstáculos.

Já o disse antes, concordando com esta menina: a amamentação foi infinitas vezes mais difícil que o parto; um processo que, em mim, não foi tão natural quanto esperava; um desafio constante ao longo destes oito meses que me fez suar, chorar mas, acima de tudo, fez-me sentir orgulhosa por não ter desistido à primeira contrariedade e por ter conseguido que o Vicente crescesse saudável (e cheio de refegos!) exclusivamente com o leite materno até aos quatro meses. Apesar de tudo, vou ter saudades. Foi difícil, sim, mas nada se pode comparar com a sensação de vê-lo ali no meu colo, como se eu lhe bastasse para sempre, mesmo quando demorava mais do que uma hora para se satisfazer. Vou ter muitas saudades da mãozinha dele a enrolar o meu cabelo nestes últimos dias, de saber que lhe bastava e da maneira como ele sabia que era eu apenas pelo cheiro. Mas agora, que tenho um bebé que já come sólidos nas três principais refeições do dia, que já tem o primeiro dente quase, quase de fora, que repete vezes sem conta as sílabas que aprendeu na creche (é babababababababa a tarde toda!) eu sei: esse meu papel acabou pouco antes dos nove meses e tudo o que fica desse tempo é a imensa felicidade de ter conseguido. Se um dia vierem mais pulguinhas para fazer companhia ao bebé Vicente, já vou avisada e, experiente, serei uma mãe mais tranquila. Com muita vontade e uma boa estrutura familiar, há pouca coisa que eu não consiga.

4 comentários:

Suspenso disse...

Que lindo!!! Adorei ler isso... Pra mim também é uma luta amamentar, apesar de ser uma das melhores coisas da vida. O António também demora mais de uma hora mamando às vezes; aliás, na maioria das vezes. Ele só tem dois meses e ainda mama umas 10 vezes por dia. Tem dias que fico exausta, mas a verdade é que eu não abriria mão disso por nada.
Não há nada como ver o nosso filho crescer forte e saudável e saber que é graças ao nosso esforço. Isso é mesmo motivo de orgulho e tem que ser reconhecido!!!
Beijinhos para os três,

Helena Barreta disse...

Mais uma etapa superada e com êxito. Parabéns.

Beijinhos

P. disse...

refegos! <3

Anónimo disse...

Então quer dizer que o Vicente já pode comer açorda! Era e continua a ser das melhores coisas que posso comer na vida!...
Beijinhos,
F.