outubro 05, 2011

Construir uma memória



Com um ano de idade e já com tanta tralha espalhada entre três casas diferentes, o bebé Vicente já tinha brinquedos e roupa mais do que suficientes. Colocava-se, então, a questão: o que oferecer-lhe de prenda de anos? Já tínhamos decidido que ele tinha tudo o que precisava e chegado à conclusão que ainda não retira qualquer prazer de desembrulhar presentes, por isso o nosso seria apenas mais um.

Foi por isso que, quase inconscientemente, comecei o diário dele. Não a versão online, que guardamos com algumas cartas e fotografias actuais, mas a versão papel. O pai do Vicente ofereceu-me o suporte (que é este) e eu tenho tratado de o preencher com a matéria prima: as minhas recordações. Tem sido empolgante escrever, colar fotografias e, acima de tudo, recordar estes primeiros meses do Vicente! Já escrevi sobre a gravidez, sobre o parto, sobre os pequenos prazeres e indulgências de quem carrega um bebé, sobre a comida e ocasiões especiais. Gostava que ele um dia considerasse este pedacinho da sua história como algo especial, precioso e que pudesse depois imaginar como foi uma alegria para nós desde o primeiro momento saber que ele existia! É uma memória que guardaremos connosco até ele ser capaz de a apreciar e dá muito, muito gozo a construir :)

3 comentários:

Helena Barreta disse...

Tenho a certeza que o Vicente vai adorar saber da sua história através dos sentimentos e palavras da mãe.

Os brinquedos, mais ano menos ano, estragam-se, vão para o lixo, os livros não, os livros com a vossa história, com as fotografias, são tesouros que o Vicente vai enriquecer quando ele próprio souber escrever, desenhar, fotografar. E não se compram, constroem-se e por isso, têm muito mais valor.

Um beijinho, com ternura.

Anónimo disse...

O bebé Vicente tem muita sorte!!!
Um abraço aos 3,
F.

caracoleta violeta disse...

muito bonito :)