outubro 18, 2009

Ponto Final.Parágrafo

Há coisas nas quais só mesmo nós acreditamos, mesmo sentindo que o resto do mundo é descrente e que, em último caso, vai estar contra nós. Há projectos que demoram aquilo que nos parece uma eternidade a sair do papel, travados consecutivamente por burocracias infidáveis, licenças inúteis, trâmites legais que só são pedidos a alguns. Todos nós conhecemos alguém que desistiu de um sonho porque foi incapaz de lidar com todos os entraves que em algum país, em alguma região lhe colocaram à sua iniciativa.

Ontem tive a felicidade de poder estar presente na inauguração de um projecto que sobreviveu aos sucessivos obstáculos, à lentidão das apreciações, à recomendações que pretendem estimular a iniciativa e aos mesmo tempo a tolhem. Chama-se Livraria Cafetaria Ponto Final.Parágrafo e fica no centro de Portalegre. Para falar sobre isto, sou suspeita por várias razões: primeiro, porque acredito que não é proibido tentar realizar sonhos; segundo, porque sinto falta destes espaços na minha cidade berço; e finalmente, porque conheço o dono desde que nasceu.

Servem-se no espaço refeições ligeiras, bebe-se cerveja e chá, há sofás que convidam a ler um jornal tranquilamente, vendem-se livros para miúdos e graúdos. Se passarem por Portalegre ou se viverem por lá, procurem-nos e digam que vão daqui. Sorte e saúde para gozar o seu sonho, é o que lhe desejamos todos.

7 comentários:

v. disse...

Longa vida a esse espaco. Fazem falta lugares desses em muitos lados.

(p.s. o teu amigo acabou de realizar o meu sonho. Ainda o dia hei-de ter a minha livraria-cafetaria. Oh se vou!)

Eurico Ricardo disse...

talvez depois de beber dez cervejas eu conseguisse ler qualquer coisa do Faulkner.

Lua disse...

Como a V. esse é um dos meus sonhos por isso fico muito feliz pelo teu amigo!

Conheces algum lugar parecido em Lisboa?

M. disse...

Sim... Em Lisboa, tens por exemplo a livraria Trama, em que inclusivamente podes ver uns concertos assim mais para o intimista. E acho que o Espaço Braço de Prata também tem uma coisa do género.

:)

Catarina disse...

conta onde é

M. disse...

É na antiga cervejaria Lusitânia, com aquelas escadinhas para baixo. Quase a chegar ao largo do Central :)

Lua disse...

Obrigada. Vou passar uns dias a Lisboa em Dezembro e já sei onde vou :)