novembro 30, 2010

(uma pausa merecida)

Vamos lá a ver: desde a última vez que aqui escrevi, o Vicente fez dois meses mas também me impediu de voltar a escrever o que quer que fosse. Comecei posts algumas vezes mas fui sempre interrompida pelo choro ou por alguma necessidade mais premente. Estes dois meses têm-me ensinado mais do que esperava mas também me têm mostrado demasiadas debilidades minhas que ainda não sei como combater. Desespero com muita facilidade, choro quando não sei o que fazer, perco muitas vezes o fio à meada e deixo de ser racional. Hoje sei que precisava de ajuda, pelo menos para respirar um pouco, retomar o fôlego e a coragem mas estar longe da minha família tem destas coisas. Às vezes precisava só de cinco minutos de ausência de responsabilidade para me poder refazer e tenho vergonha disto. Eu sei que é normal mas também vejo outras mães mais corajosas e fortes, que talvez escondam as suas dores com mestria e se concentrem nos seus bebés. É inevitável pensar que raio de mãe vim a ser.

Primeiro, sofri com a amamentação, que hoje já aprendi a dominar e a ignorar as dificuldades. Agora são as cólicas, as dores de barriga inexplicáveis, o sono que o bebé tenta a todo o custo vencer. É um cansaço diferente, o de hoje. Não são exactamente as noites mal dormidas mas são os dias que passo com o Vicente a esgotar as estratégias para o ver contente, a mudar de soluções a cada cinco minutos, a tentar não me abalar com a imprevisibilidade que é ter um bebé em casa. E depois é o Outono (ou deverei dizer Inverno?), com a chuva e o frio das massas polares que não convida a levar um bebé tão pequeno para a rua. Para minorar isto tudo, o Vicente começou a sorrir, especialmente quando falamos com ele. Sorri muito e parece que quer falar connosco, parece que já tem coisas para nos dizer e são estes momentos que vão fazendo esquecer tudo o resto. E também é um regalo vê-lo a aumentar de peso e a crescer, a mudar as feições e a ser elogiado nos corredores dos supermercados.

O que eu gostava era de me sentar e escrever os dias maravilhosos que temos passado juntos. E têm sido todos muito bons mas tantas vezes é difícil ver para além das dificuldades. Quem me dera poder esquecê-las e falar-vos daquele indescritível sorriso desdentado. Eu sei que tudo vai mudar, eu sei. Mas às vezes esqueço-me disso tudo e quero-o diferente já. Há dias assim.

5 comentários:

caracoleta violeta disse...

Nunca te sintas uma má mãe. És a melhor mãe que consegues ser, admites todas as tuas dificuldades, e tentas melhorar todas elas. Não é qualquer pessoa que consegue fazer isso, deves sentir orgulho em ti mesma. Insegurança, toda a gente a tem. Só que uns mostram e admitem, outros não. Sossega esse coraçãozinho e aproveita o teu bebé. Beijinhos :)

Anónimo disse...

Marisa,tenho passado amiudadamente pelo teu blog e nem imaginas como me lembras o que se passava comigo há 39 anos! Depois da Patrícia, veio o Hugo e as coisas melhoraram um pouco, digo um pouco porque ele era mesmo um "bebé chorão", depois veio o André e penso que devido à experiência anterior, meu Deus como tudo foi mais fácil! Só te posso recomendar paciência e nada de te recriminares pois acredita que isso não ajuda. Depois eles crescem tão depressa que até temos alguma saudade desses momentos "difíceis"!
A tua professora

zira disse...

Ah!!! isso é tudo normal. Acredite em mim.A sua sensibilidade, o ser muito exigente consigo própria, são a razão dessas dúvidas.

Tati disse...

se fosses uma má mãe não estavas a escrever este post não é verdade? não te preocupavas sequer...o que não me parece ser o caso.
daqui a bocadinho está o Vicente a saltitar aí em casa todo contente com o Bob o construtor :P

Helena Barreta disse...

Não, não se recrimine, pois não é de todo uma má mãe. O cansaço, as dúvidas, os medos e receios e a falta de experiência são próprios dos primeiros meses de uma mãe. Faz o melhor que sabe e o que entende que o Vicente precisa.

Relaxe e aproveite, se puder, as saídas a dois, por pouco tempo que seja, faz bem ao casal. Delegue algumas actividades e desfrute da companhia do seu bebé. Eles crescem rápido.

Um beijinho