dezembro 13, 2010

Breves destas bandas


Quase a chegar aos três meses, o bebé Vicente está (naturalmente) muito diferente dos meses anteriores. Sofre menos de cólicas, passa muito tempo alerta e ri-se muito para o pai e a mãe. Já ensaia as primeiras tentativas de palavras e, quando estimulado, parece que já nos está a responder. Continua muito chorão, é verdade, e conseguir adormecê-lo continua a ser um pesadelo mas acho que já podemos falar em mudanças. Como agora já está mais atento ao que o rodeia, montámos um mobil no fraldário e já o deitámos numa manta de recreio para que possa ir ficar atento às novas formas e cores mais vivas.

Como é óbvio, este Natal vai ser muito especial porque é o primeiro que passa connosco. Mas quando nos perguntam que prendas oferecer ao Vicente ficamos sem saber responder: é ainda muito pequeno para apreciar brinquedos, cresce a um ritmo alucinante para pensar em roupa e já tem todas as comodidades que precisa com esta idade. No ano que vem já será diferente e ele já será capaz de gozar as festas de outra maneira. Este ano vai limitar-se a ser adorado como o novo Menino Jesus e até nós não pensamos em comprar-lhe grande coisa: não lhe tem faltado nada e é assim que planeamos continuar.

Hoje vamos jantar pela primeira vez com amigos sem filhos. Já fomos convidados de outros jovens pais, que sabem como funcionam estas coisas e sabem que a qualquer altura a disposição dos bebés pode alterar-se. Hoje será mais um teste para nós e para o Vicente, que normalmente se dá bem em ambientes com mais ruído. Em todo o caso, e lembrando o que uma jovem mãe que escreveu no seu blog, os amigos sem filhos acabam por se afastar de nós porque não sabem como lidar com o bebé e nós acabamos por nos isolar um pouco porque sabemos da imprevisibilidade do comportamento dele. Estas experiências são necessárias, especialmente porque não podemos viver longe de tudo e porque afinal o Vicente está a crescer e a mudar. De qualquer maneira, são os amigos que se mantém longe que perdem: não chegam a ver um Vicente pequenino e sorridente nos intervalos das birras!

6 comentários:

cosmonauta disse...

Nem todos os amigos sem filhos são iguais ;)

locusapien disse...

bazinga!

Helena Barreta disse...

Tenho para mim que o Vicente deve ter gostado e assim proporcionado um bom jantar e uma noite agradável.

Não me parece que um bebé seja um impedimento para o convívio, em casa, com amigos. E sim, também acho que quem fica a perder é quem rejeita a oportunidade de privar com os filhos dos amigos, sejam bebés ou crianças.

Desejo-vos um Natal feliz.

Um beijinho

M. disse...

Obrigada Helena! Festas felizes para si e para os seus :)

Joana disse...

Eu ca recebia bem o bebe Vicente em Coimbra se ele me viesse visitar... E se para ele 'e complicado de isso acontecer, para mim tb'e complicado de o ir visitar!!!
Nem tudo o q se quer se pode ter, por isso os risos e choros do Vicente terão de ficar para ver daqui a mais uns dias.

Bjs aos três

Anónimo disse...

O Vicente ainda não tem a carta de condução, nem ganha dinheiro para poder pagar um bilhete de expresso ou comboio.