dezembro 10, 2010

Regresso ao passado

Chegou-nos hoje a casa esta relíquia ainda em perfeito estado de conservação e funcionamento. À minha memória vieram as tardes que passava no trabalho da minha mãe, dividindo o tempo das minhas férias entre máquinas de escrever e o Chuckie Egg nas salas do Projecto Minerva (alguém ainda se lembra disso?). Só já há uma fita de substituição disponível: depois, é rezar para encontrar mais naquelas papelarias velhas. Velhas não - saudosas. O pai do Vicente bem insiste comigo que era o meio ideal para começar a escrever um livro mas acho que seria demasiado trabalhoso, já para não falar de pouco prático. Afinal de contas, a tecla delete faz um jeitão daqueles e, que eu me lembre, o copy/paste não tinha ainda chegado ao analógico. Mas não deixa de ser um objecto meio romântico, uma peça de museu para o Vicente que nunca vai saber como era viver sem computadores e que dificilmente compreenderá a ideia de rolo de fotografias. Assim, matamos dois coelhos duma cajadada só: criamos-lhe memórias e preservamos a nossa própria história.

5 comentários:

locusapien disse...

Que lindo poema... Marisa.

Catarina disse...

projecto minerva? claro q sim! foi onde eu conheci a internet, o jogo do simcity e o mirc! O meu pai trabalhou no da ESEP

Tati disse...

tens a noção que o Vicente não vai querer saber dessa máquina para nada? vai querer mesmo é mexer no teu portátil.

sim eu também tenho uma certa história com as máquinas de escrever por causa da secretaria onde a minha mãe trabalhava e acho que ainda cheguei a fazer um trabalhito ou dois para a escola numa, mas pronto eu ainda sou do tempo em que se faziam trabalhos para á escola á mão(numa folha branca, desenhar linhas com uma régua e não digas que não vais daqui)

Anónimo disse...

Também eu tenho uma que comprei há 36anos já eu era professora e que jeitão me deu para passar os testes. Penso que ainda fizeste alguns escritos nessa máquina, uma "Hermes Baby" suiça. Nem imaginas a dor de cabeça que era corrigir nela os erros que inevitavelmente se faziam! Os meus netos esses já são da era dos computadores e ainda não me lembrei de lha mostrar e ver qual a reacção. No próximo verão quejá estarei de novo por aqui vou fazê-lo! Quanto ao Vicente como a velha máquina faz com certeza muito barulho, cedo a vai adorar ! Beijinhos da tua professora

Helena Barreta disse...

Avance com a sugestão do pai do Vicente e escreva o livro, talvez não nessa máquina, mas noutra mais actual.

Quando comecei a trabalhar era uma máquina de escrever eléctrica que utilizava, mas ainda guardamos uma dessas, preta, pesada e ainda a escrever.

um beijinho