janeiro 23, 2011

Com os nervos em franja

Há uns tempos atrás, estava convencida que a amamentação era, muito mais do que o parto, a actividade mais difícil de manter com um bebé. Não é que agora não me custe acordar tantas vezes de noite, porque custa muito, mas enfim, acho que muitas vezes já o faço em piloto automático e sem qualquer dificuldade. Mas agora vejo que, como numa verdadeira maratona de etapas que devemos necessariamente percorrer, tentar que um bebé adormeça sozinho é que é verdadeiramente duro. O Vicente tem péssimos hábitos de sono, especialmente no que diz respeito ao adormecer: não o sabe fazer sozinho. Para evitar que esses hábitos se prolonguem, decidimos que passa a dormir no seu quartinho e que, mais importante que tudo, passa a adormecer sozinho.

O que é que isto significa? Choro quase ininterrupto durante mais tempo do que um coração de mãe consegue suportar. Ouvi-lo a gritar na divisão ao lado, saber que ele quer atenção, que não sabe ainda como se deixar cair no sono tem-me partido o coração em mil pedacinhos. Conseguimos, hoje à tarde, que adormecesse sozinho mas apenas por uns minutos. É verdade que este trabalho não se faz numa noite nem em duas: é coisa para demorar. Ando a tentar procurar coragem e motivação em casos de sucesso mas confesso que tem sido muito, muito difícil. Mas a ideia de que, numa creche ou infantário, o vão deixar ainda mais desamparado é suficiente para não me demover. Só eu sei o que tenho que lutar para não me levantar e pegar nele ao colo com toda a força que tenho e dar-lhe beijinhos até que fique tranquilo. O meu mantra agora é É para o bem dele mas tenho medo que comece a não resultar. Interromper este ciclo é garantia de falhanço certo mas vou buscar forças sei lá onde para ajudar o meu homenzinho a aprender a dormir. E peço a alguma entidade superior que me dê um sinal de que estamos a fazer bem.

8 comentários:

Anónimo disse...

Deixe o rumo das " coisas" correr de forma natural. Não pressione, chegará o tempo em que o Vicente vai dormir sozinho...afinal, passaram só 4 meses.

Gaivota disse...

Passei por isso com o meu filho e cheguei à conclusão que estava a fazer um perfeito disparate. Adormecer sozinho? Um bebé de meses? Eles querem protecção e não conseguem compreender por que é que precisamente quando precisam de se sentir seguros para adormecer, os deixam sozinhos, no escuro.
O meu filho passou a dormir connosco e a partir daí descansámos todos e todas essas etapas ridículas que nos querem fazer engolir e que são completamente contrárias aos nossos instintos deixaram de me atormentar. Filho tranquilo, seguro, pais felizes. É simples.

caracoleta violeta disse...

Querida Marisa, daqui a uns tempos vais ver que foi a melhor decisão que tomaste. É tudo uma questão de rotina e quando o Vicente entrar nessa rotina já nem se vai lembrar que um dia não adormeceu sozinho. Não consigo imaginar o quanto está a ser difícil para vocês, pais. Mas estão decerto a fazer o melhor por ele.
Tentem que o momento de ir dormir seja muito tranquilo para o Vicente, cantem um pouco para ele acalmar e coloquem uma música calminha.
Mesmo assim é muito normal que ele chore agora de início. Neste momento o choro é a sua única forma de expressão. Por isso ele às vezes chora só para dizer "eu estou aqui".
Eu estou neste momento a trabalhar num berçário (com bebés 2 ou 3 meses mais velhos que o Vicente)e posso dizer-te que os "meus" bebés são muito felizes ali. Eles brincam, exploram as coisas à sua volta, têm colo, têm beijinhos, têm miminhos,ouvem o "não", comem, dormem, choram, às vezes fazem birras....mas tudo isto faz parte do seu crescimento. Cada um deles adormece no seu berço, connosco ali ao lado. Na primeira semana choram um pouco ou às vezes muito, mas depois habituam-se à rotina e fica tudo bem. Não os adormecemos ao colo, mas estamos ali ao lado a conforta-los, a tranquiliza-los.
Também não consigo imaginar como é que os pais se sentem ao deixar o maior tesouro da sua vida nas mãos de uma pessoa estranha. É de uma grande coragem, a maioria das vezes é mesmo por muita necessidade. Mas à medida que o tempo passa vais conhecendo os adultos que estão com o teu filho e aprendes a confiar neles. E vais ver que um dia, o Vicente fica na creche e fica feliz. Diz-te adeus, manda-te beijinhos e vai brincar com os amigos :)
Boa sorte nesta nova etapa
Acho que me alonguei um pouco no comentário, mas emocionei-me =)
Beijinhos

M. disse...

É verdade que é um bebé de quatro meses e que não o queremos pressionar. Contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que dormiu connosco porque o queremos autónomo e porque também queremos manter a nossa individualidade enquanto casal.

Mas também é verdade que um bebé que não dorme durante o dia torna-se muito mas muito mais irritável à noite e este é o caso do Vicente. Posso discutir a existência de etapas ou a sua importância mas o que sei mesmo é que um bebé tão pequeno precisa dormir mais. E estou empenhada em ajudá-lo :)

Anónimo disse...

Olá M.
Não nos conhecemos mas sigo o blog por sugestão de uma amiga. Sou de Portalegre, onde vivo actualmente. Tenho um bébe que vai fazer 10 meses dia 27. Tem sido uma experiência única e revejo-me nalguns dos relatos. O JF adormece sozinho desde que nasceu, só consegui que adormecesse no meu colinho umas 2 vezes e foi porque estava cheio de sono... Adorei porque queria ter aquela sensação de adormecer um bebé no meu colinho...:)
Também estou desempregada por isso ele ainda não foi para a creche.
As sestas tem-se vindo a tornar mais difícieis porque há uns meses começou a sentar-se e agora levanta-se na cama se o deixo sozinho, por isso fico ao pé dele a ouvir musica, sem falar e a com a mão na cintura para ele não se levantar!Por vezes chega a demorar 30 a 45 minutos a adormecer e eu já estou desesperada! Também tem um boneco, o “pirata” (daqueles muito fofinhos) só para adormecer, que começa a esfregar da cara quando está com sono. Li, algures, que a melhor forma de os ajudar a criar um bom hábito de sono é deitá-los, despedir, sair do quarto com ele ainda acordado e voltar lá de vez em quando sem falar, para perceber que não está sozinho e que a mamã ou o papá voltam (transmite segurança). É isso que faço, mas só à noite.
Espero ter ajudado. Boa sorte e muita paciência.
C.

Helena Barreta disse...

Há uma médica especialista no sono, a Doutora Teresa Paiva, talvez ler alguma coisa dela nesse sentido vos esclarecesse se a decisão que tomaram para o Vicente é ou não a melhor.

Tente manter-se calma, melhores dias virão. Boa sorte

Beijinhos

Gaivota disse...

Claro que um bebé tem que dormir de dia. E lógico que precisa de ajuda. E cada bebé e pais têm o direito de descobrir qual a maneira maneira de ultrapassar estas questões. O meu comentário era apenas no sentido de alertar que cada um descobre a sua maneira e que nem sempre passa pelo que está nos livros ou pelo que toda a gente defende, nomeadamente o adormecimento autónomo de uma criança pequena. Conheço casos de bebés que sempre dormiram sozinhos e que pelo ano e pouco (fase complicada) passam a noite a querer dormir com os pais. São fases, todas passam, mas é mesmo necessário passar por elas e sermos nós a perceber qual a melhor solução para nós e para os nossos filhos.
Boa sorte :)

Tati disse...

follow your heart :)