janeiro 16, 2011

São Miguel, Açores, dia 4


As fotografias são, como sempre, dele.

Resolvemos guardar o melhor para o último dia, até porque era o caminho mais longe que faríamos na ilha (percurso aqui): a Lagoa das Sete Cidades. Percorremos a costa Norte da ilha sem muitos planos mas mesmo assim conseguimos encontrar piscinas naturais bem escondidas e mais miradouros que valiam a pena. Desviámo-nos ligeiramente do traçado para comermos o sortido regional (um prato com várias iguarias da zona como o feijão assado, o polvo com batatas ou a vitela assada) e para vermos a primeira praia de todos os nossos passeios. A praia não a chegámos a ver porque, com o depósito na reserva, fomos obrigados a voltar para trás e procurar o posto de combustível mais próximo antes de ficarmos definitivamente a pé no meio do nada.

Depois de reabastecer, tinha chegado a altura de subir ao miradouro para ver a lagoa. Mas, com a nossa enorme sorte, o nevoeiro era tão espesso e tão cerrado que mal víamos um palmo à frente do nariz. O que aconteceu foi estarmos no miradouro, sim senhor, frente a uma das nossas grandes maravilhas naturais mas sem ver absolutamente nada! Só se conseguia ouvir o som calmo das águas muito ao fundo e ver o muro que estava imediatamente à nossa frente, mais nada. Foi uma grande desilusão mas já devíamos saber que estamos em Janeiro e a probabilidade de um dia de céu totalmente limpo ainda é remota mas, quando marcámos a viagem, já sabíamos que estávamos a arriscar. Regressámos a casa com uma certa sensação de  desalento mas com um super motivo para voltar: rever as maravilhas da ilha na Primavera ou no Verão e descobrir mais segredos. Mas pelo menos podemos riscar uma ilha da nossa (extensa) lista de sítios a conhecer. Vão lá que vale bem a pena!

(nas fotos, podem ver as piscinas naturais de Santo António, a ponta da Cabeça do Elefante e uma igreja em Santo António.) 

2 comentários:

Helena Barreta disse...

A minha mãe já esteve nos Açores, era Verão e diz que tão depressa estava um dia bonito de sol, como de repente chovia ou começava a formar-se nevoeiro, para passado algum tempo voltar o sol ou a chuva. Poder ver-se num só dia as quatro estações do ano é, talvez, mais uma beleza dessas ilhas.

Lindas as fotos.

m beijinho

Anónimo disse...

E verdade faz aqui nos Açores as 4 estações faz me lembrar da minha bonita infância a espera quea chuva passa-se para poder voltar a brincar com o aroma de terra molhada no ar... Saudadede uma linda infância e saudade da terra que me viu nascer e crescer