Dizer que passo o ano inteiro a pensar neste dia é talvez um exagero mas a verdade é que eu sou muito mais uma pessoa do Verão, apesar dos desconfortos provocados pelo calor que às vezes se faz sentir nesta estação. Não passo os dias inteiros a pensar no Verão mas trabalho e suporto muito melhor os dias chuvosos e escuros pensando que não passam de um caminho para os cinco melhores meses do ano.
Já tinha visto as reportagens que davam conta de praias cheias de gente, especialmente na zona de Lisboa mas nunca tínhamos tido oportunidade de dar um salto à praia: ora o tempo estava uma autêntica porcaria, ora era fim de semana de ir a casa. Neste último fim de semana, todos os factores se conjugaram a nosso favor e lá fomos os três à praia. Tínhamos grande expectativa sobre as reacções do bebé Vicente e esperávamos alguma resistência a tantas coisas novas mas não podíamos estar mais enganados: pisou a areia sem se queixar ou fazer caretas, dormiu uma sesta como em casa não dormiria e, sentado à beira mar, não se queixou uma única vez da temperatura da água. A única coisa que o incomodou (ainda que ligeiramente) foi não poder comer toda aquela areia molhada e o restinho de ondas que ainda lhe cobriam as pernas até à barriga. Ficámos todos orgulhosos com as reacções do nosso homenzinho!
É claro que tudo isto tinha de ter um revés, ou não fosse esta a epopeia do bebé Vicente. Depois de um Sábado tranquilo, eis-nos na manhã de Domingo levantando o Vicente da cama quando damos de caras com um cenário meio dramático: o corpo dele estava coberto de manchas vermelhas muito vivas e quase com relevo! Foi um susto mas depois de ligar para a linha Saúde 24 (onde já devemos ser conhecidos como os pais mais mariquinhas do Mundo) ficou assente que devia ser uma alergia alimentar. Só que as manchas não desapareciam, pelo contrário espalhavam-se cada vez mais e foi assim que acabámos novamente nas urgências (onde também devemos ser conhecidos pelo mesmo epíteto). Resulta que o senhor Vicente fez alergia ao quê? À bolacha maria que tinha comido no Sábado? Não. À areia da praia, suja de tanta gente porca por aí? Não. À água do imenso mar que banha a nossa costa? Também não. O menino fez alergia ao próprio do protector solar e bem, quando a médica nos disse isso, pensei Tal é a flor de estufa que temos lá em casa! Mas acabou tudo em bem, como diria um rapaz que eu conheço, e tudo está bem quando acaba bem (já diria outro rapaz bem conhecido).