junho 15, 2010

Vicente: há seis meses a crescer na barriga da mãe! ☺

Esta semana, e apesar das imensas confusões entre meses e semanas que normalmente se estabelecem entre grávidas e o resto do Mundo, o Vicente completa seis meses na minha barriga. É um grandessíssimo lugar comum mas a verdade é que já senti tanta coisa desde esse dia de Fevereiro em que descobri que ia ter um filho... Confesso que os primeiros tempos foram extremamente difíceis: a juntar aos enjoos, às náuseas e à vontade incontrolável de dormir, o facto do bebé ser ainda minúsculo fazia com que muitas vezes o sentisse como um intruso. Foi difícil para mim aceitar esta mudança tão radical nas nossas vidas, mesmo sendo este um fruto do amor não planeado, tão desejado pelos dois. Vejo agora que tudo não passava da imensa algazarra hormonal que me controlava os humores e os apetites e que tornou este no Inverno mais longo e escuro dos últimos tempos.

Felizmente o primeiro trimestre acabou. Como todas as grávidas ouvi (e continuo a ouvir) de tudo: que os enjoos eram passageiros, que podiam demorar nove meses, que a barriga dizia menina, que preciso comer tudo o que me apetecer, que a barriga está pequena, que estou a rebentar... Ainda falta muito tempo até ao parto mas tenho a certeza que as pessoas ainda se vão esmerar nos palpites e mezinhas. E com o trimestre de ouro ainda a decorrer, comecei a experimentar a mais maravilhosa das sensações: sentir os movimentos do meu filho! Já se me acabou aquele medo irracional que alguma coisa errada poderia estar a acontecer porque pelo menos agora sei que ele está vivo e tenho sempre companhia a toda a hora, em todo o lado.

Começo agora a sentir os efeitos do peso a mais, da respiração cada vez mais pesada, da falta de posição para adormecer. E a minha barriga deixou finalmente de ter um tamanho e uma forma dúbia para passar a ser assumidamente de grávida. Já se abrem caixas de supermercado para eu passar e também já deixei de ter vergonha de ocupar os lugares reservados nos transportes públicos. O tempo passa depressa, eu sei, mas agora começa a crescer o desejo de ver a cara do Vicente e começar a trabalhar para fazer dele uma pessoa impecável. Esta semana lá vamos nós vê-lo mais uma vez e checkar se ele tem tudo a funcionar no sítio certo. A vida não tem sido propriamente fácil e as dificuldades prometem continuar mas que se lixe!, as férias permanentes estão quase aí para prepara a chegada do bebé. Se soubesse o que sei hoje, tinha embarcado nesta aventura mais cedo e, quem sabe, mais vezes!

3 comentários:

Grasi disse...

Essa "aventura" é simplesmente demais... e é pra uma vida, amiga :)
Bjão...

Helena Barreta disse...

O Vicente está quase quase a chegar.

Um beijinho

marta filipa disse...

O nome Vicente é mesmo bonito bonito bonito (: