maio 25, 2009

Crónicas dos Países Baixos vi

Depois de um dia recuperando do susto da casa violentada por estranhos, resolvi rumar um pouco mais a Norte, visitar a cidade de Antuérpia. Esta foi, posso dizê-lo, a desilusão da viagem. Primeiro, porque era feriado na Bélgica, o que implica (ao contrário de Portugal) que está tudo fechado, que há partes da cidade completamente mortas e em que o silêncio (ao contrário de Brugge) quase assusta. Esta gente do Norte leva os feriados demasiado a sério e mesmo o comércio encerra. Se fosse em Portugal, era tudo aberto e até altas horas da noite, tal é a nossa febre consumista.

Portanto, parte da cidade estava adormecida e, a parte que escapava, estava demasiado cheia de gente, restaurantes italianos com empregados do Magrebe e portugueses que discutiam os seus comprimidos e refeições frugais em cima do pontão. A outra parte era feita de catedrais que não cabem numa só fotografia, uma Grand Place (pois que as há em todo o lado, é como em Espanha mas com muito menos salero) em versão muito mais modesta e uma enorme rua cheia das melhores lojas e das marcas mais populares. Mesmo assim, o que mais me impressionou foi a estação de comboios, altiva e recuperada, a mostrar como este meio de transporte é importante para as gentes do Norte. E para mim támbém, que andei a aproveitar as tarifas reduzidas do fim de semana grande deles.

4 comentários:

P. disse...

eu quero é saber se me POMPRASTE presentinhos! :D

(ou um só que seja, eu fico contenta na mesma! :P)

** (L)

|b| disse...

na fotografia junto ao rio, do outro lado da margem, a mais verde, está um parque de campismo bem catita onde há uns 15 anos estive durante uma semana. Nessa altura fiz várias visitas como as tuas, mas ao contrário, visitei brugge e bruxelas.

|b| disse...

ah, e ao pé do parque de campismo havia a pirâmide de cordas maior que alguma vez vi na vida.

Na grand place ainda existe um repuxo que cai directamente no chão, sem fonte?

M. disse...

Vi pouco de Antuérpia, nem fui a essa margem a que te referes. E continua a não haver fonte, sim :)