setembro 11, 2008

Alentejo, meu amor ii

No segundo dia de passeio, arriscamos ir bem mais longe para testar os limites do nosso esforço. Começamos com um dia de Sol já raro nestes últimos tempos mas acabamos, quase em casa, com o cinzento chumbo do céu. Há tempo para parar num café para comprar uma garrafa de água e para planear onde podemos, em breve, apanhar castanhas. Durante grande parte do caminho, ouvimos apenas o vento a desinquietar a copa dos eucaliptos, o ranger delicado e seco dos troncos dos pinheiros, pássaros que adivinhamos muito maiores que apenas pardais. O meu pai fala a toda a gente que encontra, mesmo aqueles que não conhece. Quer dizer a uma senhora que as romãs lhe apodrecem numa árvore mas contém-se. Um dia destes passa ali outra vez e colhe algumas para mim...

3 comentários:

K. disse...

Romas, castanhas... nham nham...

Aqui ainda torra o Verao e o Outono parece longínquo. É feriado em Barcelona e cheguei há pouco da praia. Vamos preparar umas gambas al ajillo, jamón, tortilla e foie fazer um lanche ajantarado na varanda, com um vinho rosat Castell Sant Antoni que me ofereceram.

PS: Sabes que roma em espanhol se diz granada, como a cidade?

M. disse...

Tu devias ter vergonha de dizeres que o Outono ainda vai longe... Tenho inveja dessa Barcelona ainda cheia de calor, mesmo que custe mais a dormir :P E, pior ainda, devias ter vergonha de falar nesse banquete na varanda.

(Não fazia ideia disso da romã mas faz sentido - em inglês diz-se pomegranate :))

Anónimo disse...

"vento a desinquietar a copa dos eucaliptos"

E, de facto, não conheço muitos lugares mais tranquilos na sua inquietante beleza do que o Alentejo.

a.s.